Quissamã recebeu no último sábado (10) o Dia D de Vacinação contra a Influenza. A ação foi realizada nas Unidades de Saúde da Família e no Centro de Especialidades Benedito Pinto das Chagas. O foco da campanha foi proteger a população mais vulnerável contra o vírus da gripe, especialmente no período que antecede ao inverno.
Para ter acesso a vacina os interessados precisavam apresentar o cartão de vacinação e o CPF. Os doses foram destinadas a crianças de 6 meses a menores de 6 anos; idosos a partir de 60 anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores; quilombolas; e pessoas com comorbidades.
“A mobilização deste sábado foi essencial para ampliar o acesso da população à vacina contra a Influenza. Estar presente nas unidades de saúde, acompanhando de perto o trabalho das equipes, reforça o nosso compromisso com a saúde pública. A vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenção, especialmente para os grupos mais vulneráveis, e nosso objetivo é garantir que ninguém fique desprotegido”, disse a vice-prefeita Sabrine Pereira.
Já a coordenadora do Programa de Imunização, Natália Vilaça, também comentou sobre o Dia D. “A mobilização foi pensada para alcançar o maior número possível de pessoas dos grupos prioritários, reforçando a importância da imunização como medida preventiva”, ressaltou.
A Secretaria de Saúde reforçou que a vacinação é gratuita e continuará ao longo do ano, sendo fundamental para prevenir casos graves da doença.