Quissamã está se preparando para receber no próximo dia 25 de março a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora. O evento terá como tema central a saúde destes profissionais como direito humano. Ele será realizado das 8h às 17h, no Auditório Municipal Dra. Myrtes Campos, no prédio da Prefeitura.
O evento pretende promover um debate sobre o tema e também contribuir para a formulação de propostas que possam contribuir para a revisão e atualização da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (PNSTT). De acordo com o poder público, o evento faz parte das etapas preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT), reforçando a importância de condições de trabalho dignas e da saúde como um direito humano fundamental.
A secretária de Saúde e vice-prefeita, Sabrine Pereira, destacou a relevância do evento. “Essa conferência é uma oportunidade única para ouvirmos os trabalhadores e trabalhadoras, compreendermos suas demandas e contribuirmos para a construção de políticas públicas que realmente atendam às suas necessidades e garantam sua saúde e bem-estar, aliadas ao trabalho que desenvolvemos no município.”
Já a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Bruna Ribeiro, enfatizou a importância da participação social. “A participação ativa da sociedade é essencial para consolidarmos diretrizes que promovam melhores condições de trabalho e saúde para todos. Este é um espaço de diálogo, de escuta e de construção coletiva.”
As conferências livres também desempenham um papel fundamental nesse processo, sendo instrumentos importantes de participação social, com foco em acessibilidade e pluralidade de vozes.
Em Quissamã, a Conferência é organizada pelo Conselho Municipal de Saúde, com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde.