As falhas no fornecimento de energia em Quissamã e Carapebus serão investigadas pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Elas serão tocadas por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Macaé, que instaurou um inquérito civil para apurar o caso.
De acordo com o MPRJ, a investigação foi aberta pela promotoria após as denúncias encaminhadas para a ouvidoria por parte dos moradores. De acordo com os relatos, foram descritos alguns “apagões” neste ano, assim como quedas regulares de energia e falhas no atendimento. Existem também reclamações com possíveis danos a aparelhos elétricos e que essas falhas estariam relacionadas as constantes quedas.
Inicialmente, foram expedidos ofícios para que a concessionária Enel preste esclarecimentos sobre os fatos. Também foram notificados o Procon, a ANEEL e o Município para que informem sobre a existência de relatórios e procedimentos instaurados sobre a falha na prestação do fornecimento energia elétrica nos dois municípios.