Quissamã inicia ações do Maio Amarelo voltadas à conscientização no trânsito

Com o intuito de alertar a população sobre os altos índices de mortes no trânsito e também promover mais segurança viária, Quissamã deu início na última terça-feira (6) a campanha Maio Amarelo. As ações estão sendo realizadas por meio da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito e da Guarda Civil Municipal.

Nesta semana, as atividades estão sendo realizadas no CIEP Amílcar Pereira da Silva, com foco nos alunos do 8º e 9º anos. A proposta é conscientizar os futuros condutores sobre comportamentos seguros, abordando práticas adequadas para pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e motoristas.

Os estudantes participam de dinâmicas interativas e assistem a vídeos educativos que estimulam a reflexão sobre atitudes mais seguras e conscientes no dia a dia do trânsito.

A abertura da programação contou com a presença do secretário de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Vitor Arquejada, e do comandante da Guarda Civil Municipal, Vitor Lopes. Ambos reforçaram a importância de iniciar a educação para o trânsito desde cedo.

“A educação é a base para formar cidadãos responsáveis. Ao promover essas ações com os jovens, estamos investindo em um futuro com menos acidentes e mais empatia nas vias públicas”, destacou Arquejada.

O tema da campanha para 2025, definido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), é “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”, reforçando que a verdadeira mobilidade só se concretiza quando todos se sentem seguros e respeitados.

A campanha ainda chama a atenção para a responsabilidade individual como um compromisso coletivo, incentivando comportamentos que contribuam para cidades e estradas mais seguras e inclusivas.

Sair da versão mobile